O estudo atuarial realizado pela Account Atuarial em 2012 revelou dados sobre a Cassind. Após avaliação, foram observados itens como estatísticas de utilização do plano e balancete contábil. O motivo dos altos custos, que refletiu no aumento da cota, se deve principalmente, ao uso excessivo, e por vezes inadequado, do plano. Um exemplo disso são as internações, que no período analisado, boa parte foi realizada sem necessidade. Além disso, os custos com a realização de exames, medicamentos, tratamentos oncológicos esteve acima da média, em relação ao mercado.
Nesse sentido, a Cassind, vem adotando medidas para orientar sobre o melhor aproveitamento e utilização do plano, seja por telefone ou por panfletos informativos. Traçar o perfil dos usuários, primeiramente por meio de ligações e depois por visitas do corpo técnico, são algumas ações que já podem ser verificadas. Por esse motivo o plano pede a atualização dos dados cadastrais, pelo email: cadastro@cassind.com.br, para que a Cassind possa entrar em contato com maior facilidade.
Entenda as ações
A primeira etapa foi o levantamento com base na observação dos seguintes critérios de uso: uso do plano acima da média e usuários de alto risco. A segunda etapa consistiu em fazer um levantamento do perfil dos usuários, elaborado por telemonitoramento, em que a assistente social faz ligações para a casa do usuário e reúne informações de como ele utiliza o plano, traçando o perfil do usuário. Conhecendo a periodicidade com que vai ao médico, realização de exames e atendimentos de urgência. Já na terceira etapa, a acadêmica de enfermagem, faz uma visita domiciliar, para realizar um anamnese, ou seja, um questionário sobre o histórico de saúde daquele paciente, momento em que são verificados, sinais vitais, com a realização de exame físico, e ainda orientação quanto ao médico assistente e a importância do médico generalista. Essas informações são importantes para conhecer o público alvo de cada ação realizada.A criação de seis protocolos para reunir cada usuário em uma forma de abordagem, de acordo com a necessidade de cada um, é uma das ações verificadas no Programa de Saúde Preventiva e Especializada da Cassind, o Prospec. Conheça os seis protocolos:
· Protocolo de atenção à hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus
· Protocolo de atenção a pacientes submetidos à cirurgia bariátrica
· Protocolo de atenção a pacientes portadores de cardiopatias
· Protocolo de prevenção de danos causados pela doença de Alzheimer
· Protocolo de atenção à pacientes portadores de doenças osteoarticulares eosteoporose.
· Protocolo de atenção à pacientes portadores de obesidade e sobrepeso
Para elaboração desses protocolos foi criado um sistema, como forma de organizar os dados reunidos pelas profissionais de saúde. O usuário que não tiver nenhuma dessas doenças, pode ter alguma predisposição a ter, esse fato também é verificado, ao observar a doenças hereditárias, para esse usuário é feito um trabalho de prevenção.
Prevenção
O trabalho de prevenção da Cassind sempre existiu, seja por meio de palestras, ou eventos temáticos, sempre ligados à prevenção, além de caminhadas. Prevenir sempre. É um dos objetivos principais do plano, a prevenção é uma alternativa mais segura. Por isso, aulas de Pilates e Yoga são disponibilizadas a baixo custo ao usuário, promovendo o bem estar do usuário Cassind.A adesão e aceitação das orientações da equipe podem contribuir de forma imperativa no planejamento do uso do plano, e por consequência as mudanças terão reflexo direto sobre os custos de assistência e diminuição do valor da cota.